Cerveja HB - Hofbräu München

A origem do Oktoberfest na Alemanha. 

Cerveja Tipo Lager

História
A cervejaria Hofbräu pertence à prefeitura de Munique e, nos seus mais de 400 anos de existência, sempre foi a cerveja oficial da Corte Real Bávara. Outra curiosidade é o fato de ela ter, no coração de Munique, a maior choperia do mundo - o Hofbräuhaus - que recebe 1,2 milhões de visitantes por ano e onde são servidos aproximadamente 5.000 litros de chope por dia. De baixa fermentação, com sabor refrescante e amargor típico, a cerveja Hofbräu está presente nos quatro cantos ao redor do mundo.

A fundação da cervejaria Hofbräu (1589) Insatisfeito com as cervejas produzidas em Munique, Wilhelm V - Duque da Baviera, que até então importava cervejas de Einbeck, Baixa Saxônia - decidiu produzir sua própria cerveja, conciliando assim custo e prazer. Rapidamente recrutou o mestre-cervejeiro do monastério de Geisenfeld e inaugurou, em 1589, o Hobräuhaus - a cervejaria da corte - hoje chamada de Hofbräu München. Em 1602, Maximiliam I, filho do Duque, decidiu que a Hofbräu produziria também cervejas de trigo e, com uma jogada estratégica, monopolizou o mercado, proibindo a produção deste tipo de cerveja por outras cervejarias privadas. Isso significou não somente um aumento de renda considerável para a corte, mas também mais de 400 anos de experiência em cervejas de trigo.

Hofbräu para todos O sucesso foi tamanho que a produção já não acompanhava a demanda. Foi necessário encontrar um novo local para a cervejaria e determinou-se, então, seu novo endereço - a praça de Munique. Devido à nova construção e ao alto investimento, a Hofbräu decidiu, em 1610, legalizar a venda de suas cervejas, restrita até então aos membros da corte, para as pessoas "comuns".

O primeiro festival de cervejas de Munique (1810) O Rei Maximilian I Joseph da Baviera não poupou recursos no casamento do filho Ludwig com a amada Theresa e realizou, em 17 de outubro de 1810, uma festa massiva para mais de 40.000 convidados. O clímax ficou por conta de uma corrida de 11 Km, com cavalos de raça, em um grande prado fora da cidade nomeado como "Theresienwiese" (Prado de Theresa), em homenagem à noiva. Na ocasião, decretou-se que a festividade se repetiria todos os anos, o que mais tarde se tornaria o Oktoberfest. Nessas festas, não poderia faltar comida e bebida e diversas tavernas receberam permissão para comercializar seus produtos. Dois anos mais tarde, a choperia real - o Hofbräuhaus, anfitriã oficial do evento - desenvolveu uma cerveja mais forte e marcante, específica para a ocasião, em homenagem ao rei: a Oktoberfestbier.

A grande choperia (1896 - 1897) A ascensão do turismo trouxe uma inundação crescente de visitantes à cidade de Munique, cujo programa incluía uma visita ao Hofbräuhaus. A cervejaria passou então por uma grande reforma. A fábrica mudou-se para a Rua Innere Wiener e o Hofbräuhaus se tornou uma grande e moderna choperia/restaurante.

Bombardeio (1944) Nem mesmo a famosa cervejaria foi poupada da catástrofe da Segunda Guerra Mundial. Duramente atingida por bombas aéreas, apenas uma pequena parte de sua estrutura ainda estava em condições de funcionamento quando a guerra terminou em 8 de maio de 1945. Salvaram-se ainda algumas centenas de canecas que foram, a tempo, cuidadosamente guardadas em um quarto anti bombas. A reconstrução teve iniciou logo em seguida, mas foi apenas em 1958, durante a celebração dos 800 anos de Munique, que o trabalho de renovação foi concluído.

O primeiro Oktoberfest após a guerra (1950) Após a Segunda Guerra, o Oktoberfest não ocorreu outra vez até 1950. A ocasião foi um marco histórico e, pela primeira vez, um prefeito - na época Thomas Wimmerpor - sangrou pessoalmente o primeiro barril de cerveja para celebrar a abertura do evento. A cerveja era a Hofbräu, que também foi escolhida para o festival do ano seguinte.

Tenda nova no Oktoberfest (1972) Os anos se passaram e o festival de cerveja crescia a cada edição. Diversas cervejarias e suas tendas serviam a uma verdadeira multidão. Foi então que, em 1972, o Hofbräuhaus inaugurou sua nova tenda, a maior do festival. Com mais de 16.000 m 2 de área coberta e um jardim de cerveja de aproximadamente 6.500 m 2 , a barraca comportava em torno de 10.000 visitantes. Durante 16 dias, foram servidos cerca de 145.000 barris, além da comida.

A nova fábrica (1988) O estado da Baviera decidiu levar a fábrica para fora de Munique, onde permaneceria apenas o Hofbräuhaus (choperia). A moderna fábrica, em Riem, subúrbio da cidade, foi inaugurada em novembro de 1988. Sete anos depois, a planta foi novamente ampliada, para acompanhar o constante aumento de consumo de Hofbräu.

Um século da mais famosa choperia do mundo (1997) A choperia/restaurante Hofbräuhaus, mantendo sua aparência original - uma construção histórica no coração de Munique - completou 100 anos com uma grande festa em 1997 e até hoje festeja o fato de ser a mais famosa choperia do mundo.

A cerveja oficial da Torre Chinesa em Munique (2002) A Hofbräu München tornou-se, em 2002, a única fornecedora de cervejas da Torre Chinesa. Localizada no jardim do tradicional Parque Inglês, a torre histórica oferece um restaurante e o mais visitado e cênico jardim de cerveja de Munique.

Da Alemanha para o mundo O sucesso desconhece fronteiras e, a partir de 2003, a Hofbräu passou a ser vendida nos Estados Unidos, que também ganhou uma choperia no típico estilo bávaro em Newport, Kentucky. Chegou ao Brasil em 2006 e hoje os brasileiros já percebem que as cervejas não são todas iguais.
» topo

Principais características:

Hofbräu Original (clara)
Com personalidade, refrescante, levemente amarga e picante, a Hofbräu Original traz em si a verdadeira atmosfera de Munique, a capital da cerveja. É uma cerveja de baixa fermentação, do tipo Lager, também conhecida como "Light Münchner Bier". Produzida de acordo com a Lei de Pureza de 1516, não contém qualquer tipo de aditivos químicos, corantes, conservadores ou cereais não maltados, como o milho e o arroz. Uma típica Lager, ideal para harmonizar com a culinária alemã, peixes, frutos do mar e saladas.
  • Tipo: Lager | Teor alcoólico: 5,1%
Preço: R$ 10,43  


Hofbräu Oktoberfestbier (clara)
É a versão especial do Oktoberfest, o maior festival popular do mundo, realizado na metrópole da cerveja, Munique. Milhões de visitantes chegam a cada ano para apreciar a atmosfera única. Especialmente para esta ocasião, a Hofbräu produz uma cerveja rica, encorpada, 100% natural e de baixa fermentação. Com índice ideal de amargor e elevado teor alcoólico, a Hofbräu Oktoberfestbier é tão especial quanto o próprio festival de cerveja. Afinal, foi a primeira cervejaria a produzir este tipo de cerveja comemorativa.
  • Tipo: Lager | Teor alcoólico: 6%

0 comentários:

Postar um comentário

 
Companhia das Bebidas - Blog | ©2010